Poluição atinge níveis dramáticos na China; veja fotos

Em mais um dia nebuloso, moradores de várias cidades chinesas enfrentam níveis de poluição que chegam a superar em 20 vezes o limite considerado seguro pela OMS


Vanessa Barbosa, de



Difícil de enxergar. Difícil de respirar. Nos últimos dias, os níveis de poluição em várias cidades chinesas, incluindo a capital Pequim, superaram em 20 vezes o limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As cenas do "arpocalipse" se repetem há pelo menos três dias. Na megalópole, pessoas caminham com máscaras de proteção em meio aos prédios, ruas, praças e monumentos engolidos pela espessa mistura de fumaça e poeira, que tampa o sol e faz o dia parecer noite.
O principal vilão do ar são as chamadas PM2,5, partículas finas e inaláveis de poeira com diâmetro inferior a 2,5μm resultantes da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos automotores e das usinas a carvão (a China é o país mais faminto por carvão para suprir suas necessidades energéticas, seguida pelos EUA)
Devido ao pequeno diâmetro, essas particulas ficam em suspensão no ar e penetram  profundamente no aparelho respiratório, instalando-se nos alvéolos pulmonares e bronquíolos, podendo causar sérios danos à saúde.
Ontem, em algumas regiões, a concetração de PM 2,5 no ar chegou a 445 microgramas por metro cúbicos. Segundo da OMS, é nociva a exposição ao longo de 24 horas a concentrações superiores a 25.
Um  estudo publicado em 2013 indicou que a poluição reduzirá em 5,5 anos a expectativa de vida de quem mora no Norte do pais, em comparação aos vizinhos do Sul. Combinados, os 500 milhões de habitantes da região deverão perder mais de de 2,5 bilhões de anos de vida pela exposição à poluição.


Ciclista com máscara contra poluição roda pelas ruas de Pequim, em 10 de outubro de 2014.


Dupla limpa paredes do Estádio Nacional de Pequim, que leva o apelido de apelido Ninho de Pássaro

Pedestres usando máscaras caminham por Pequim em dia poluído, 10 de outubro de 2014.

Praça Tiananmen envolvida por névoa de poluição na China em 10 de outubro de 2014

Edifícios e estradas tomadas por poluição pesada, em 10 de outubro de 2014, em Shenyang, província de Liaoning, na China.

Edifícios e estradas tomados por poluição em 10 de outubro de 2014, em Shenyang, província de Liaoning da China

Um policial chinês na Praça Tiananmen engolida por uma névoa cinza em dia poluido

CIclista pedala pela praça Tiananmen em dia de grande poluição

Dia nebuloso e poluído em Shenyang, na China, em 10.10.2014
Assunto Da Matéria >>
Sua Opinião:

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget