App “julga” e “condena” com base em perfil do Facebook

Ferramenta mostra quais comportamentos corriqueiros do usuário poderiam ser duramente punidos em países nos quais a população não é tão livre assim


Policial e jovens de Myanmar: país é um dos mais fechados do mundo. De acordo com Anistia Internacional, liberdade de expressão não existe em país asiático.

A Anistia Internacional, entidade que monitora e denuncia a situação dos direitos civis mundo afora, lançou uma ferramenta para Facebook que mostra como até mesmo os pequenos gestos praticados por pessoas em países que protegem as liberdades individuais seriam duramente punidos em locais nos quais a população não é tão livre assim.

Intitulada “Trial by Timeline” (Julgamento pela Timeline), a ferramenta da organização analisa todas as informações do perfil na rede social e oferece um retrato interativo das consequências sofridas pelo usuário de acordo com a atual situação das garantias individuais em diferentes países.

Depois de autorizar o acesso do app à Linha do Tempo, o usuário irá observar o desenrolar de uma espécie de investigação policial. As “autoridades” vão avaliar as informações do perfil, desde o gênero até a profissão, passando por posts, opções de curtir e também os amigos.

Apesar de não ficar claro se as punições aplicadas em quem pratica tais condutas constam, de fato, em lei, o resultado oferecido pela ferramenta é estarrecedor. As consequências implicadas por atos corriqueiros como, por exemplo, ter uma conta em uma rede social ou o não cumprimento das regras de vestuário, assustam pela crueldade.

No Myanmar, por exemplo, uma pessoa que procura se expressar de qualquer modo, redes sociais, inclusive, pode ser presa e torturada. Na Arábia Saudita, mulheres que saem às ruas sem o véu islâmico ou burca podem ser duramente perseguidas e até espancadas. No Afeganistão, não declarar uma religião é considerado como blasfêmia e ter algum envolvimento com a imprensa pode causar problemas à vida de quem mora no México.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget