Mais de 15 mil são aguardados em Chichen Itzá para nova era maia


Homem dança para turistas no parque ecológico de Xcaret, no México
Foto: Israel Leal / AP


Chichen Itzá, um dos sítios arqueológicos mais representativos da cultura maia, localizado no sudeste do México, se prepara para receber esta sexta-feira entre 15 mil e 20 mil visitantes no início de uma nova era, segundo a contagem desta cultura, informou à AFP um porta-voz do departamento de imprensa do Instituto Nacional de Antropologia e História, encarregado da salvaguarda do patrimônio cultural no México.

O porta-voz explicou que esta sexta-feira, quando chegar o baktum 13, unidade de tempo maia de 144 mil dias cada um, será um "dia de visita normal, nos horários habituais" e não estão previstas cerimônias ou atos relativos à nova era maia.

No entanto, pela atração que Chichen Itzá e sua majestosa pirâmide de Kukulkán representam, o Instituto está consciente de que a chegada de visitantes será comparável às celebrações do equinócio, quando a chegada da primavera projeta uma sombra que se assemelha a uma serpente descendo pelas escadarias da construção, um fenômeno único no mundo.

Nesta quinta-feira, milhares de visitantes, muitos deles estrangeiros, visitavam o sítio arqueológico, onde foram executadas excepcionalmente danças pré-hispânicas. "Levamos quatro anos para tramitar a permissão, mas por fim conseguimos e nos sentimos orgulhosos de entrar dançando em Chichen Itzá. Éramos uns 40, uma dezena deles crianças", comentou à AFP Juan Sánchez, bailarino procedente da Cidade do México.

Em outros sítios arqueológicos do sudeste do México, Guatemala, El Salvador e Honduras era esperada uma grande afluência de visitantes.

O baktum 13 foi objeto de interpretações catastróficas que o apresentam como o "fim do mundo", o que é repudiado por arqueólogos pois, asseguram, os mais não tinham uma visão apocalíptica, como acontece com as religiões judaico-cristãs.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget