Aos 13 anos, garota viaja sozinha para a Europa

AMANDA KAMANCHEK
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Quero conhecer os costumes, o museu d'Orsay, o Louvre, o Big Ben", empolga-se a estudante Vittoria Paioletti Moura Barbosa, 13. No próximo dia 8, ela viaja pela primeira vez para o exterior.

Vai sem os pais, com um grupo de adolescentes. Irá passar três semanas na Inglaterra, na cidade de Maidenhead (a 40 km de Londres), e uma em Paris, por meio de um programa de intercâmbio.


Claudia, a mãe de Vittoria, incentivou a filha."Também viajei na adolescência. Foi quando percebi que era muito grudada à minha mãe e abri minha cabeça para o mundo."

Normalmente, nas férias, a família vai para o litoral norte ou para Campos de Jordão (SP).

Desta vez, a adolescente está ansiosa, pois vai conhecer um lugar para o qual a mãe dela nunca foi: Paris.

A capital francesa a deslumbra, embora ela ainda não saiba explicar os motivos. "Porque Paris é Paris, né?", gaba-se a menina.

Intercâmbios para esse público jovem são cada vez mais frequentes. Cerca de 10 mil jovens brasileiros embarcaram neste ano, segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) --50% a mais que em 2011.

"As famílias brasileiras estão se acostumando com o intercâmbio de férias. A partir dos 11 anos de idade, elas já liberam os filhos", diz Gabriel Canella, da agência CI.

Karime Xavier/Folhapress

A estudante Vittoria Barbosa, 13, que vai passar três semanas na França em janeiro, e sua mãe, Claudia

Ver a Muralha da China, esquiar no Alasca e alimentar leões na África são alguns dos programas mais exóticos.

Frederico Somlo, 17, já foi duas vezes à China. Aos 15, viajou para Pequim. "Vi coisas que nunca imaginei que haveria no mundo inteiro, de pessoas com cultura completamente diferente da minha a monumentos grandiosos", diz.

A experiência deu tão certo que ele pensa em repetir a viagem pela terceira vez em 2013. Apesar de se deparar com sopas e suco de laranja quente no café da manhã chinês, ele diz que provar a comida local é essencial.

Em janeiro, as excursões mais procuradas são para países que investem no turismo de inverno. Inglaterra, Canadá e EUA são os preferidos.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget