Facebook pode não ser uma boa para quem tem baixa autoestima


Segundo estudo, ao invés de melhorar os relacionamentos, rede social faz com que algumas pessoas ajam de maneira contraproducente e se sintam ainda mais inferiores


Estadão.com.br


Na teoria, o Facebook poderia ser ótimo para pessoas com baixa autoestima. Afinal, partilhar ajuda a melhorar seus relacionamentos. Mas na prática, pessoas com baixa autoestima parecem agir de maneira contraproducente, bombardeando seus amigos com comentários negativos sobre suas vidas e tornando-se menos agradáveis aos olhos dos outros, sugere um novo estudo que será publicado no Psychological Science.




Reprodução
Pessoas com baixa autoestima podem guardar para si os comentários negativos feitos no Facebook





"Achamos que o Facebook poderia ser um lugar para fortalecer relacionamentos", diz Amanda Forest, co-autora do estudo. Pessoas com autoestima baixa frequentemente se sentem desconfortáveis em partilhar relacionamentos cara a cara, e com a rede social podem fazer isso de forma remota.



Em um estudo, os autores perguntaram a estudantes como se sentiam com a rede social. As pessoas com baixa autoestima achavam que o Facebook fornecia oportunidades para se conectar com outras pessoas, e consideravam um lugar seguro.



Os pesquisadores investigaram o que eles realmente escreviam na rede e perguntaram pelas últimas dez atualizações e frases que eram vistas pelos demais como "fulano está chateado porque roubaram seu telefone".



Cada frase foi avaliada como positiva ou negativa. Para cada frase, um avaliador, usuário do Facebook, relatou se gostou do que a pessoa escreveu ou não.



As pessoas com baixa autoestima eram mais negativas do que aquelas com autoestima em alta - e o avaliador gostou menos delas. Numa pesquisa anterior, os autores tinham apontado que praticamente metade dos amigos do Facebook são, na verdade, estranhos ou conhecidos - não amigos próximos.



Os autores também descobriram que as pessoas com autoestima baixa conseguem mais respostas dos seus amigos quando postam comentários altamente positivos, comparados aos negativos. As pessoas com alta autoestima têm mais respostas quando escrevem itens negativos - talvez porque isso seja algo raro entre eles.



Pessoas com baixa autoestima podem se sentir seguras fazendo divulgações pessoais na rede - mas podem não estar ajudando a si próprios. "Se você está conversando com alguém pessoalmente e diz algo, você recebe indicações de que a pessoa não está gostando disso", dizem os autores. Mas quando as pessoas têm uma reação negativa a um comentário no Facebook, elas parecem guardá-la para si próprias. "No Facebook, você não vê a maior parte das reações", dizem eles.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget