Tamagotchi completa 15 anos após conquistar 78 milhões de pessoas


O Tamagotchi, o pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual, completa nesta quarta-feira 15 anos após ter recebido os cuidados de 78 milhões de usuários e protagonizado mais de um estudo sociológico.
"Realmente ninguém esperava que se transformasse em algo tão grande", afirmou à Agência Efe Hiraku Minamika, um dos porta-vozes da fábrica de brinquedos japonesa Bandai, que destacou o "prazer e a honra" de comemorar esse aniversário.
Yuriko Nakao/Reuters
Tamagotchi, pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual
Tamagotchi, pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual
A versão do Tamagotchi que foi lançada em 23 de novembro de 1996 era uma tela com forma de ovo e o tamanho de um chaveiro que mostrava uma espécie de passarinho virtual, que devia receber alimento, higiene e carinhos por meio de três botões.
Com os cuidados apropriados, o Tamagotchi completava geralmente um ciclo natural --nascia, crescia e morria-- em cerca de 20 ou 25 dias, o que criava no usuário um senso de responsabilidade virtual pela dependência do animal de estimação.
Desde que foi criado o primeiro modelo de Tamagotchi (nome que vem da palavra japonesa "tamago", que significa "ovo"), foram lançadas mais de 35 versões do produto original no mundo todo.
No início, o brinquedo foi criado para distrair meninas a partir de 6 anos, embora sua proposta tenha atraído também jovens, homens e mulheres.
A edição de 1996 vendeu em apenas três anos cerca de 40 milhões de unidades, revolucionando o conceito de entretenimento.
Seu repentino sucesso fez com que a Bandai apostasse firme no produto em 2004, que "deixou de ser apenas um brinquedo para se transformar em um personagem" com sua própria série de animação para televisão, que ainda é exibida no Japão, e um filme em 2007, acrescentou Minamika.
Desde então, o ovo cibernético conta com aplicativos para celulares, aprendeu a tocar música em seu modelo americano "Music Star" e protagonizou versões para consoles de videogames.
Em 2004, saiu do forno a versão "Tamagotchi Additional", que já vendeu até o momento 38 milhões de unidades em 54 países; em 2008, foi lançado o modelo com tela colorida, e em 2009 o chamado "Tamagotchi iD" permitiu ampliar seus jogos e personalizar o animal de estimação através de downloads em celulares.
A Bandai lançou nesta quarta-feira no Japão uma versão especial, "Tamagotchi iD L 15th Anniversary", para comemorar o aniversário de uma de suas invenções mais bem-sucedidas e que, por cerca de US$ 65 permite jogar com até 32 personagens diferentes.
O Tamagotchi, no entanto, não foi um fenômeno livre de polêmicas, já que quando foi lançado alguns psicólogos, como os da Universidade Teikyo em Tóquio, alertaram sobre os graves transtornos de ansiedade, insônia e falta de socialização que o brinquedo podia causar nas crianças.
Naquele momento foi analisado o perigo de uma invenção que, para os especialistas, também podia causar depressão e a frustração de seus usuários quando a falta e o excesso de cuidados ao animal de estimação virtual provocavam sua morte por indigestão, obesidade, solidão, fome ou falta de carinho.
Quando estava em seu auge no Japão, o Tamagotchi chegou a causar problemas sociais, como desatenção no trabalho e inclusive acidentes de trânsito ocorridos enquanto os motoristas atendiam as necessidades de seus animais de estimação virtuais.
Na ocasião, surgiram iniciativas como creches para o Tamagotchi, onde uma empregada alimentava e cuidava dos animais de estimação e sites que funcionavam como "cemitérios virtuais" para os que morriam.

novembro 27, 2011
Assunto Da Matéria >>
Sua Opinião:

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget