Internet, o grande oráculo do mundo moderno

Efe
Do "tudo está nos livros" se passou para o "tudo está na internet"



Violeta Molina Gallardo
Da Efe
O imediatismo e a democratização da sociedade da informação fez com que a internet se transformasse na ferramenta imprescindível para consultar qualquer dúvida. Do "tudo está nos livros" se passou para o "tudo está na internet", que surge como mestre, nem sempre confiável, de todas as matérias.
A internet mudou nossa forma de comunicação, de aprender e inclusive de responder aos problemas. As possibilidades que a rede oferece para armazenar e divulgar conhecimento a transformaram no recurso de referência para buscar as respostas a nossas perguntas, por mais diversas que possam ser.
Desde saber quantas calorias tem um melão de cinco quilos à solução de um teorema matemático passando por como reconhecer a entrada de um filho na adolescência, como sair de uma situação comprometedora na mesa, como montar uma fazenda de formigas ou quais são os sintomas do sarampo... Centenas de bilhões de perguntas encontram resposta na rede mundial de computadores.
"Muitas vezes quando você entra na internet o que procura é a resposta para algo. As pessoas demandam tudo o que for prático, aquilo que explique como fazer algo. Quando você utiliza um buscador como o Google, a maioria das vezes é para encontrar a resposta para um por que", explicou Macarena Muñoz, profissional do portal Practicopedia.
Com a explosão revolucionária dos buscadores, com o Google como rei indiscutível, se passou do "tudo está nos livros" para o "tudo está na internet", o que representa uma veloz democratização do conhecimento.
Efe
Com uma densidade crescente - que tende ao infinito - de informação, os buscadores surgiram na rede como ferramenta imprescindível
Agora, de forma paralela à publicação de um vasto conteúdo, se instalaram também o desconcerto na hora de selecionar a informação apropriada e o perigoso inconveniente que nem tudo o que está na rede é verdade.
"Mais do que um meio respeitado, ela é fácil, cômoda, rápida. Você entra na internet e em meio minuto já tem várias respostas para suas perguntas. É mais respeitado um livro que fale sobre um tema específico, mas a rede é o mais imediato e as pessoas tem pressa", diz Macarena.
A neutralidade da internet, ou seja, seu caráter de acesso aberto e sem limites, contribuiu para que se transforme em um armazém mastodôntico de conteúdos.
Com essa densidade crescente - que tende ao infinito - de informação, os buscadores surgiram como ferramenta imprescindível para mergulhar e encontrar o dado ansiado.
O acerto de Larry Page e Serguei Brin na hora de projetar e iniciar o Google se traduziu em um sucesso sem precedentes que desbancou os concorrentes. Sua empresa é hoje um empório que não só possui a ferramenta de busca mais utilizada, mas compete em dezenas de frentes.
Mas chegou um momento no qual o volume da rede alcançou tal aparência que os buscadores também não são suficientes nem eficientes para localizar a informação idônea.
Efe
A neutralidade da internet, ou seja, seu caráter de acesso aberto e sem limites, contribuiu para que se transforme em um armazém mastodôntico de conteúdos
Além disso, ao incluir enlaces patrocinados por empresas, os fins comerciais se intrometem nos resultados que oferecem, em cuja ordem de aparição também interferem critérios que vão desde as visitas que recebe um site até o código fonte que a faz funcionar.
Até que os buscadores resolvam estes inconvenientes - o Google acaba de lançar o botão "+1" para incluir as recomendações dos usuários nos resultados de busca como garantia de qualidade de conteúdos -, os foros continuarão sendo uma ferramenta alternativa muito utilizada pelos internautas para encontrar respostas personalizadas a suas dúvidas.
Um exemplo paradigmático é o caso de www.forocoches.com, um espaço concebido para dialogar sobre automoção que foi ampliando as temáticas de que trata.
E com o espírito de resolver dúvidas nasceu o Yahoo! Respostas, onde usuários anônimos compartilham seu conhecimento para o benefício da comunidade - como a Wikipedia - e, sobretudo, de quem faz a pergunta.
Para reduzir o ruído gerado nas buscas e oferecer maior rigor também surgiram portais práticos que dão instruções diversas. Entre eles, o espanhol Practicopedia, que ensina com vídeos desde como agir depois de um furacão a como criar um grupo secreto no Facebook, passando por como colocar uma lente de contato ou como preparar um fideuá (prato típico da cozinha valenciana).
A profissional destaca que os temas de "candente atualidade" têm muita audiência - como aconteceu, por exemplo, com a gripe A -, mas destaca que os gostos do público são inescrutáveis. Às vezes é "inexplicável" que um vídeo sobre como fazer uma trança de raiz tenha um grande número de visitas.
Segundo Macarena Muñoz, é imprescindível para que um conteúdo tenha sucesso que seu estilo seja direto e rápido: "As pessoas não querem encontrar um manual de instruções denso, quer que lhe digam em três ou quatro passos como resolver o problema".

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget