+MMS
Carregando Notícias Mundo MS...

Busca MS

A NASA acaba de encontrar uma sonda espacial perdida que estava orbitando a Lua

© ReproduçãoÀs vezes, algumas naves espaciais se deparam com destinos infelizes – elas se perdem no espaço e quase sempre são vítimas da fronteira final. Mas, durante os últimos anos, a NASA tem tido algum sucesso na localização de sondas erráticas, incluindo o observador solar STEREO-B. A agência conseguiu de novo e localizou uma sonda indiana que perdeu contato com a Terra há mais ou menos oito anos.

© Fornecido por F451 Midi Ltda.

Utilizando uma técnica terrestre de radar, os cientistas do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA em Pasadena, na Califórnia, conseguiram localizar a ainda ativa espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que foi lançada em 2009, assim como a Chandrayaan-1 da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, que foi para o espaço em 2008. Esta última, que foi muito mais difícil de ser encontrada devido ao pequeno tamanho (cerca de 1,5 metro de cada lado), tinha sido considerada perdida.


"Encontrar o LRO foi relativamente fácil, já que estávamos trabalhando com os navegadores da missão e tínhamos os dados precisos de órbita de onde ele estava localizado", disse Marina Brozovic, cientista especializada em radares na JPL, em um comunicado. "Encontrar o Chandrayaan-1 da Índia demandou um pouco mais de trabalho investigativo porque perdemos contato com a sonda em agosto de 2009".

Primeiro, o time da JPL utilizou estimativas orbitais para realizar uma aposta sobre onde a Chandrayaan-1 poderia estar, cerca de 200 quilômetros acima da Lua e na órbita polar. Então, a NASA mandou raios de micro-ondas em direção ao polo norte da Lua, utilizando a antena de 70 metros do Observatório Goldstone para ver se a nave iria cruzar os caminhos do radar. Um objeto com uma assinatura de radar de uma pequena sonda cruzou, duas vezes.

Pelos três meses seguintes, o grupo escutou "ecos" de radar recuperados pela sonda, que foi recebida pelo Telescópio de Green Bank da NASA, que mede 100 metros de altura, junto com o Observatório de Arecibo, em Porto Rico. O fato desse método ter redescoberto com sucesso a pequena sonda pode ajudar muito as futuras missões lunares – inclusive as tripuladas.

A Chandrayaan-1 foi a primeira missão da Índia para a Lua. Durante seus dez meses de atividades entre outubro de 2008 e agosto de 2009, o satélite completou todos os seus objetivos, entre eles o mapeamento químico e biológico. No entanto, o destino final dos objetos ainda é desconhecido.

Não saia do nosso Mundo🌎Veja +... 😉

Anúncio

Matéria Em Destaque:*****************************************************************************

Este arquiteto projetou uma casa usando contêineres de carga, e será tão legal por dentro quanto por fora.

Viver num recipiente de carga no meio do deserto não parece muito divertido, mas espere até ver esta criação do designer londrino James Whi...

Mundo MS No You Tube:***************************************************************************

CONFIRA NOSSAS PLAYLISTS ;)



VIDEOS CLIPES LEGENDADOS




BOM HUMOR :)




PANORAMA ECO

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica. *****************************

Navegue por Categorias **************************************************************************