+MMS
Carregando Notícias Mundo MS...

Busca MS

Estudo tenta descobrir se cães são mesmo capazes de sonhar

Apesar de extremamente ativos nas horas de brincadeira, os cães são bastante sonolentos e tendem a dormir cerca de 14 ou 15 horas por dia. No entanto, será que todas essas horas de sono bem aproveitadas vêm acompanhadas de sonhos? A princípio, avaliando os espasmos e abanadas de rabo que os peludinhos dão enquanto dormem, parece que sim, mas os pesquisadores Matthew Wilson e Kenway Louie, do MIT, resolveram ir mais a fundo nesse assunto e estudaram o cérebro canino para descobrir o que de fato acontece durante sono.

Estudo analisou as ondas cerebrais dos cães

O estudo realizado por Wilson e Louie revelou que o cérebro canino não só é estruturalmente semelhante ao humano, mas também exibe padrões parecidos de ondas cerebrais, que se modificam quando o animal entra no estágio conhecido como REM (Movimento Rápido do Olho), no qual o sono é mais profundo. A respiração mais intensa e os espasmos musculares dos peludinhos também costumam começar nesse estágio, fortalecendo ainda mais a hipótese de que cães sonham quando dormem.

© Foto: Shutterstock Pesquisadores afirmam que cães costumam sonhar com eventos do seu dia a dia

Tamanho e raça do cão interferem no sonho

O trabalho dos cientistas mostra ainda que o tamanho e a raça dos cãezinhos são fatores que influenciam na intensidade e na duração dos sonhos. Pets menores, como chihuahuas e dachshunds, tendem a ter sonhos mais curtinhos, mas com maior frequência, enquanto os cães maiores, como rottweilers, têm sonhos mais longos, com cerca de 10 minutos cada, mas com intervalos maiores entre eles. Os filhotinhos, como era de se esperar, lideram o ranking de maiores sonhadores, já que o cérebro ainda em desenvolvimento recebe uma grande quantidade de novidades o tempo todo.

Cães costumam sonhar com eventos cotidianos

Além de investigar se cachorros são capazes de sonhar, os pesquisadores também estão interessados no conteúdo desses sonhos. Para os cientistas, é provável que os cães sonhem com eventos cotidianos, como uma brincadeira ou uma caminhada no parque, já que as áreas do cérebro ativadas durante o sono são as mesmas responsáveis por essas atividades quando o pet está acordado.

Evite acordar o cãozinho durante um pesadelo

Quando o cãozinho parece estar tendo um pesadelo, bate uma vontade grande de acordá-lo, para que ele possa se acalmar. Para os cientistas, no entanto, isso não é uma boa ideia. Além de despertar o pet de um sono revigorante, ele pode acordar desorientado e irritado com o sonho, transferindo essas emoções para a vida real.

Pedigree

Não saia do nosso Mundo🌎Veja +... 😉

Anúncio

Matéria Em Destaque:*****************************************************************************

Esta cidade da Islândia pintou passos de zebra em 3D para que os carros diminuíssem sua velocidade

Na pequena cidade piscatória de Ísafjörður, na Islândia, um avanço na segurança rodoviária acabou de aparecer: pintaram os passos da zebra ...

Mundo MS No You Tube:***************************************************************************

CONFIRA NOSSAS PLAYLISTS ;)



VIDEOS CLIPES LEGENDADOS




BOM HUMOR :)




PANORAMA ECO

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica. *****************************

Navegue por Categorias **************************************************************************