+MMS
Carregando Notícias Mundo MS...

Busca MS

China faz vaquinha virtual para salvar a Grande Muralha

© Shutterstock

Uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo, a Grande Muralha da China, que vem sofrendo um contínuo desgaste por diversos fatores, agora tem em andamento uma nova tática de manutenção que visa salvar o monumento. A Fundação Chinesa criou a campanha de "crowfunding", uma "vaquinha" virtual, para a Conservação da Cultura Ancestral.

O objetivo é arrecadar o equivalente a US$ 1,6 milhão até o começo de dezembro, que serão usados para realizar reformas e fazer a manutenção de um trecho de 500 anos que corresponde a menos de 500 metros dos 21 mil quilômetros da muralha. A parte do monumento que sofrerá mudanças fica situada no setor Xifengkou, que corta uma reserva na província de Hebei, a 250 quilômetros de Pequim.

Segundo informações do órgão que criou a vaquinha, o desgaste natural causado por chuvas e ventos, além dos casos de furto de blocos - vendidos como souvenirs e também na construção de casas e estruturas agrícolas da região -, tem afetado na diminuição do tamanho da muralha com o passar do tempo. A fundação acredita que menos de 10% do monumento esteja totalmente preservados.

Desde 2005 o governo da China investiu mais de US$ 285 milhões em um projeto de longo prazo na tentativa de recuperar a muralha. Apesar disso, para Dong Yaohui, diretor da Great Wall of China Society - uma ONG envolvida na campanha -, uma porção substancial da Grande Muralha está sob risco e desaparecendo.

© Shutterstock

A fundação que criou a campanha acredita que menos de 10% do monumento esteja totalmente preservados

pureviagem.com.br

China confirma que sua estação espacial vai cair na Terra

Créditos: Administração Espacial Nacional da China / divulgação

Lintao Zhang/Getty Images
Estação espacial chinesa: módulo foi lançado em 2011 e orbitou a Terra por mais de quatro anos

Após mais de quatro anos no espaço, a primeira estação espacial da China está a caminho da Terra. Porém, seu “pouso” não será nada tranquilo.Segundo a agência de notícias Xinhua, autoridades chinesas revelaram que a estação Tiangong-1 provavelmente vai colidir com a atmosfera do planeta em 2017.

O anúncio confirma o que astronômos especulam há meses: a China perdeu o controle de um dos módulos da estação. Jonathan McDowell, renomado astrofísico de Harvard, disse em entrevista ao The Guardian que o comunicado sugere que a estação espacial chinesa irá adentrar a atmosfera de maneira "natural".

Caso essa suspeita se confirme, será impossível prever onde os destroços da Tiangong-1 irão cair. "Nós, provavelmente, só saberemos quando ela irá cair seis ou sete horas antes de acontecer. Não saber quando irá cair traduz como não saber onde irá pousar", disse o astrofísico.

Wu Ping, vice-diretor do escritório de engenharia espacial da China, disse em conferência que a entrada abrupta da estação na Terra não irá causar problemas. “Com base em nosso cálculo e análise, a maior parte do laboratório espacial irá queimar durante a queda”, afirmou.

Para McDowell, algumas partes, como os motores de foguetes, são tão densas que não irão queimar completamente. "Sobrarão pedaços de 100 quilogramas ou mais", disse ele.

A Tiangong-1, que significa Palácio Celestial em chinês, ainda está orbitando a Terra a uma altitude de 370 km – um pouco abaixo da altitude de 400 km da estação espacial internacional – de acordo com as autoridades do país.

Lançada em setembro de 2011, a estação espacial tem dez metros de comprimento e pesa 8,5 toneladas. Durante sua estadia no espaço, a Tiangong-1 recebeu três naves espaciais: Shenzhou-8 em novembro de 2011, Shenzhou-9 em junho de 2012 e Shenzhou-10 em junho de 2013. As duas últimas missões somadas transportaram seis astronautas chineses.

A estação terminou suas atividades em março de 2016. Desde então, vários astrônomos começaram a suspeitar que a estação estava fora de rumo. O governo chinês nunca tinha emitido, até então, um comunicado sobre o assunto – o que aumentava as incertezas sobre o assunto.

A China lançou recentemente uma nova estação espacial experimental, a Tiangong-2. O país planeja ter uma estação espacial completa até o início da próxima década.

Não saia do nosso Mundo🌎Veja +... 😉

Anúncio

Matéria Em Destaque:*****************************************************************************

Esta cidade da Islândia pintou passos de zebra em 3D para que os carros diminuíssem sua velocidade

Na pequena cidade piscatória de Ísafjörður, na Islândia, um avanço na segurança rodoviária acabou de aparecer: pintaram os passos da zebra ...

Mundo MS No You Tube:***************************************************************************

CONFIRA NOSSAS PLAYLISTS ;)



VIDEOS CLIPES LEGENDADOS




BOM HUMOR :)




PANORAMA ECO

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica. *****************************

Navegue por Categorias **************************************************************************