Trilha sonora memorável

Reprodução/YouTube

Amauri Terto, do HuffPost Brasil

David Bowie morreu aos 69 anos, após lutar contra uma câncer. Mas deixou um legado de criatividade, ousadia e reinvenção no universo da música, das artes e do comportamento.

Quando o assunto é sétima arte, sabemos que lá ele também brilhou.

No cinema, Bowie deu vida a Andy Warhol, Pôncio Pilatos, vampiro, goblin e alien, entre outros personagens - trabalhos, em sua maioria, reverenciados pela crítica. Mas aqui, optamos deixar esse histórico de lado para relembrar sua influência musical no cinema contemporâneo.

A seguir, selecionamos cinco filmes que tomaram emprestadas canções do "Camaleão do Rock" para trilhas de cenas que se tornaram - justamente pelo toque de Bowie - inesquecíveis para a história da sétima arte.

1. C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor

Música: Space Oddity – Álbum: David Bowie (1969)

Zac (Marc-André Grondin), o protagonista do filme, herda de seu pai a relação especial com a música. Nesta cena, depois de uma briga com sua família, o personagem vive um momento de pura poesia musical.

Conforme a faixa Space Oddity avança, o jovem garoto se transporta livre e leve para a odisseia espacial do Major Tom.

2. Bastardos Inglórios

Música: Cat People – Álbum: Let’s Dance (1983)

Pinçada por Quentin Tarantino para a trilha de Bastardos Inglórios, a faixa Cat People impulsiona a cena da vingança incendiária da personagem Shosanna (Mélanie Laurent).

Aqui temos uma combinação de trilha, atuação e fotografia que beira a perfeição no cinema.

3. The Runaways

Música: Lady Grinning Soul – Álbum: Alladin Sane (1973)

Interpretando a estrela Cherie Currie na adolescência, aqui Dakota Fanning se entrega em uma belo trecho da cinebiografia da banda The Runaways.

Imitando David Bowie, assim como Cherie fazia aos 16 anos, a atriz dubla a icônica faixa Lady Grinning Soul.

4. As Vantagens de Ser Invisível

Música: Heroes – Álbum: Heroes (1977)

Esta cena em que a personagem Sam (Emma Watson) vibra ao som de Heroes do lado de fora de uma caminhonete sob um túnel foi responsável pela (re)descoberta da canção por uma nova geração de apreciadores.

A cena tornou-se icônica assim que o filme foi lançado e a faixa compartilhada à exaustão por fãs nas redes sociais.

5. Frances Ha

Música: Modern Love – Álbum: Let’s Dance (1983)

A canção Modern Love embala a corrida com saltos e piruetas da protagonista Frances (Greta Gerwig) pelas ruas de Manhattan – uma jovem adulta cheia de problemas e frustrações como boa parte dos jovens adultos das grandes metrópoles.

A cena, aliás, faz referência a uma mais antiga, que também usa a canção de Bowie como trilha. Trata-se da corrida de Alex, no filme Sangue Ruim (1986) – que também ocorre em um momento de espera e angústia do personagem (veja abaixo).