38 fotos que contam a história do homem na Lua

Homem na Lua
A Nasa liberou recentemente seu acervo completo de imagens das missões Apollo. Em resumo, as mais de oito mil fotos contam a história de como o homem foi capaz de pisar e explorar a Lua.

Dentre milhares de fotos, tivemos o árduo trabalho de selecionar apenas algumas poucas. A seguir você acompanha a história das missões Apollo, realizadas pela Nasa. Caso continue se interessando pelo assunto, não deixe de passar no acervo completo da Nasa, disponibilizado em alta resolução em um perfil do Flickr.

A imagem que abre esta galeria faz parte do álbum da missão Apollo 11. Foi nela que homens pisaram pela primeira vez na Lua.

Apollo 7
Nasa
A Apollo 7 foi o primeiro voo tripulado entre as missões Apollo. Ela foi realizada em 1968, após uma suspensão de 19 meses de missões tripuladas por conta da morte de três astronautas na AS-204 (ou Apollo 1). Na imagem está o astronauta Donn Eisele.

Apollo 8
Nasa
A missão Apollo 8 foi a primeira tripulada a deixar a órbita da Terra, chegar até a órbita da Lua e voltar em segurança. A missão durou seis dias e foi realizada em dezembro de 1968.

Na imagem está uma foto tirada com a nave próxima à Lua, com a Terra visível ao fundo.

Apollo 9
Nasa
O principal objetivo da missão Apollo 9 era testar equipamentos e manobras que seriam realizadas em um eventual pouso na Lua. A missão durou dez dias e aconteceu em março de 1969.

Na foto, o astronauta David Scott trabalha no exterior da aeronave.

Apollo 9
Nasa
A missão Apollo 9 foi a terceira tripulada, após Apollo 7 e Apollo 8. Durante a missão, os astronautas fizeram atividades externas. O lançamento da nave espacial foi realizado no dia três de março de 1969.

Na foto, um astronauta trabalha fora da nave.

Apollo 9
Nasa
A missão Apollo 9 contava com três astronautas. Eles eram James A. McDivitt, David R. Scott e Russell L. Schweickart.

Apollo 10
Nasa
Lançada no dia 18 de maio de 1969, a Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do programa espacial Apollo da Nasa. Além disso, ela foi a segunda a orbitar a Lua, após a Apollo 8.

O sucesso desta missão é considerado como o primeiro ensaio geral para o pouso na Lua, já que foi nela que os astronautas testaram todos os procedimentos e componentes para que isso acontecesse meses depois, em julho de 1969.

Apollo 10
Nasa
Desde o seu lançamento, a Apollo 10 enviou imagens coloridas do espaço para os televisores de milhões de pessoas no mundo. Isto foi possível, pois esta foi a primeira missão a levar uma câmera de televisão de cores dentro da espaçonave.

Apollo 10
Nasa
Quando estava retornando para a Terra, no dia 26 de maio de 1969, a Apollo 10 atingiu a marca de 39.897 km/h. Segundo o livro Guinness de 2002, a espaçonave estabeleceu o recorde de a maior velocidade atingida por um veículo tripulado.

Outra curiosidade desta missão é que os personagens Charlie Brown e Snoopy se tornaram mascotes semioficiais da missão. Aliás, o nome do módulo lunar era Snoopy. Charles Schulz, criador da série Peanuts, gostou tanto da “homenagem” que desenhou algumas histórias especiais sobre a missão Apollo 10.

Apollo 11
Nasa
A Apollo 11 foi a primeira missão a colocar homens na superfície da Lua. A missão foi lançada no dia 16 de julho de 1969.

Na imagem, está a Terra, capturada por astronautas da Apollo 11. A foto foi tirada na viagem de ida até a Lua.

Apollo 11
Nasa
A missão contava com três tripulantes: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Na foto, está Aldrin, dentro da nave espacial.

Apollo 11
Nasa
Neil Armstrong posa dentro do módulo lunar, já após a descida até o satélite. Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, feito realizado durante a missão Apollo 11.

Apollo 11
Nasa
Imagem da Lua capturada durante a aproximação dos astronautas da Apollo 11.

Apollo 11
Nasa
Superfície da Lua capturada durante aproximação da nave espacial da missão Apollo 11.

Apollo 11
Nasa
A missão contou com atividades externas ao módulo lunar.

Apollo 11
Nasa
Atividade externa durante a missão Apollo 11.

Apollo 11
Nasa
Pegada deixada por Neil Armstrong na superfície da Lua durante a Apollo 11. Armstrong foi o primeiro a sair do módulo e pisar na Lua, no dia 20 de julho de 1969.

Apollo 11
Nasa
Missão externa na superfície da Lua durante a Apollo 11. Armstrong e Aldrin foram os dois astronautas a pisar na Lua durante essa missão. Juntos, coletaram 21 quilogramas de pedras para trazer à Terra.

Apollo 12
Nasa
Quatro meses depois da Apollo 11, a Nasa lançava ao espaço a missão Apollo 12. Ela foi a sexta missão tripulada entre as Apollo e também foi a segunda a pousar na superfície do satélite.

Apollo 12
Nasa
Ao contrário da Apollo 11, a Apollo 12 conseguiu atingir seu ponto exato de aterrisagem. A missão passou um dia e sete horas na superfície da Lua.

Apollo 12
Nasa
A Apollo 12 durou dez dias. O lançamento foi no dia 14 de novembro de 1969. A missão foi a primeira a carregar uma câmera a cores para a Lua para fazer uma transmissão ao vivo. Ela foi destruída, no entanto, após ser direcionada diretamente para o Sol.

Apollo 13
Nasa
No dia 11 de abril de 1970, a Nasa tentou (novamente) colocar o homem na Lua. A Apollo 13 foi a sétima missão da Apollo e a terceira tentativa da agência espacial de pousar no satélite natural da Terra.

Os astronautas do Apollo 13 quebraram o recorde de voo espacial mais distante da Terra. Eles passaram ao lado mais distante da Lua, a uma altitude de 254 a partir da superfície lunar e há 400,171 km distante da Terra. 

Apollo 13
Nasa
Diferentemente da Apollo 11, não foi possível chegar à Lua com a Apollo 13. O pouso foi abortado dois dias após o lançamento do foguete, pois um tanque de oxigênio explodiu e paralisou o Módulo de Serviço (SM) sobre a qual o Módulo de Comando (CM) dependia.

Devido à explosão, os astronautas dentro da Apollo 13 tiveram que ultrapassar várias barreiras para voltar à Terra, no dia 17 de abril de 1970. A tripulação ficou quase sem água potável e tinham grande dificuldade para remover o dióxido de carbono da cabine.

Todo o sofrimento desses seis dias no espaço foi revelado por um dos tripulantes da espaçonave, o astronauta Jim Lovell. Ele escreveu o livroLost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, que foi adaptado para o cinema em 1995 com o nome de Apollo 13. 
 
Apollo 14
Nasa
No dia 31 de janeiro de 1971 era lançada a missão Apollo 14. Ela foi a terceira a pousar na Lua e envolveu caminhadas e atividades na superfície do satélite.

Apollo 14
Nasa
Três astronautas estavam a bordo da Apollo 14: Alan B. Shepard, Jr., Stuart A. Roosa e Edgar D. Mitchell. Foram coletadas pedras para trazer de volta à Terra. Mais de 42 quilogramas foram trazidos pelos astronautas.

Apollo 14
Nasa
A missão foi a última do tipo H. Esse tipo de missão era aterrisagem de precisão, com dois dias sobre a superfície da Lua. Foi durante a Apollo 14 que foram coletadas imagens para a análise da área de pouso da missão Apollo 16.

Apollo 15
Nasa
Apollo 15 foi a primeira missão do tipo J. A principal diferença em relação às anteriores é que ela foi de longa duração. A missão teve início no dia 26 de julho de 1971. Ela teve um foco muito mais científico do que havia sido visto até então – antes, eram mais missões de exploração e reconhecimento.

Apollo 15
Nasa
A Apollo 15 foi a primeira missão a usar o Lunar Roving Vehicle – um veículo terrestre para exploração. Os tripulantes da missão passaram três dias na Lua, um número superior às viagens anteriores.

Apollo 15
Nasa
A equipe de três astronautas era formada por: David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin. Worden, por sua vez, permaneceu em órbita realizando testes com instrumentos científicos.

Apollo 15
Nasa
Contando as missões externas, os astronautas passaram mais de 18 horas sobre a superfície da Lua. Foram coletados 77 quilogramas de rochas, que foram trazidas à Terra.

Apollo 16
Nasa
No dia 16 de abril de 1972, três astronautas norte-americanos entraram no foguete da missão Apollo 16 da Nasa que os levaria à Lua. Toda a viagem durou 11 dias, uma hora e 51 minutos e foi concluída no dia 27 de abril do mesmo ano.

Apollo 16
Nasa
Conhecida como a segunda missão J (estadia na Lua com duração de três dias), a Apollo 16 foi a décima missão tripulada do programa espacial Apollo. Ela também foi a quinta e penúltima missão com astronautas a pousar na Lua e a primeira a pousar nas terras altas lunares.

Apollo 16
Nasa
O comandante da tripulação John Young e o piloto do módulo lunar Charles Duke passaram 71 horas sobre a superfície lunar. A dupla andou no veículo lunar por 26,7 quilômetros e realizou três atividades extra veiculares, que duraram 20 horas e quatro minutos.

Apollo 16
Nasa
Além de passearem pela superfície lunar, os astronautas também coletaram 95,8 kg de amostras lunares. Enquanto Duke e Young recolhiam os pedaços, o piloto Ken Mattingly orbitou a Lua 64 vezes por 126 horas.

Apollo 17
Nasa
A Apollo 17 foi a última das missões Apollo. Ela teve início no dia 7 de dezembro de 1972. Os astronautas voltaram à Terra no dia 19 de dezembro, depois de 12 dias de missão.

Apollo 17
Nasa
Um dos objetivos da Apollo 17 era de analisar pedaços mais antigos da superfície da Lua, assim como investigar a possibilidade de atividades vulcânicas.

Apollo 17
Nasa
A missão contou também com um veículo terrestre para exploração. A missão quebrou diversos recordes, como maior tempo na órbita lunar e maior tempo de exploração na superfície da Lua.

Apollo 17
Nasa
Como a Apollo 17 foi a última missão a pousar na Lua, nela estava o último homem que pisou lá. Ele foi Eugene A. Cernan, o 11º homem a pisar na Lua. Cernan está à esquerda da foto. De cabeça para baixo está Harrison H. Schmitt.


Marina Demartini, de EXAME.com           Victor Caputo, de EXAME.com 



Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget