Em 1991, 2ª edição do evento levou 198 mil pessoas a show da banda.
'Show do ano que vem estará lotado de ‘A-ha', afirmou Morten Harket.


Lívia TorresDo G1 Rio



Ao som de "Take on me", a organização do Rock in Rio anunciou nesta quinta-feira (4), no Maracanã, a participação do grupo norueguês A-ha na edição de 2015 do festival, em setembro. A banda se apresentou na segunda edição do festival, em 1991, realizada no estádio, com recorde de público: 198 mil pessoas. No ano em que o evento e a banda completam 30 anos, o trio, presente durante o anúncio, tocará no Palco Mundo na mesma noite que Katy Perry.

“Desde 1991, eu já voltei ao Brasil várias vezes, mas revisitar o país para fazer um show no Rock in Rio é uma nova experiência e uma oportunidade de revisitar essa experiência. Todo mundo mudou nesse tempo, mas o sentimento não muda nunca. O show do ano que vem estará lotado de ‘A-ha’”, afirmou o vocalista Morten Harket em sua volta ao Maracanã, ao lado dos companheiros Magne Furuholmen e Pal Waaktaar, que chegaram a anunciar o fim da banda em 2010.

Fã que foi ao show da banda em 1991, tira um
selfie (Foto: Lívia Torres / G1)

Fãs encontram ídolos
A relação da banda com o Rio de Janeirocomeçou em 1989, data da primeira apresentação no Brasil, na Praça da Apoteose. Nesta quinta, alguns fãs sortudos foram selecionados para cumprimentar o trio, em uma das tribunas de honra do estádio.

“Eu vim ao show de 1991 e quando eles postaram na página deles na internet que estavam preparando uma surpresa, eu comentei na foto. Aí a produção do Rock in Rio me convidou para uma surpresa, mas eu não sabia o que era. Muita coisa mudou em 30 anos, eu me casei, tive uma filha, mas continuo amando essa banda”, disse a professora Elaine Ribeiro, de 40 anos.

Tereza Carolina Fonseca, de 22 anos, nem era nascida quando o A-ha esteve pela primeira vez no Brasil. Ela conta que foi apresentada à banda através de sua madrinha, Daniela Fonseca, de 39. “Minha madrinha veio ao show em 1991 e agora vamos viver juntas tudo de novo”, afirmou emocionada, após conseguir um selfie com o tecladista Magne Furulhomen.

Pais e filhos unidos
Diretora de marketing do Rock in Rio, Ághata Areas afirma que o festival queria fazer um resgate de edições passadas. Apesar de os estilos musicais de Katy Perry e A-ha serem distintos, ela diz que colocá-los no mesmo dia pode ajudar na convergência entre pais e filhos. “É um presente para todos nós. Enquanto pensamos no A-ha, eles já estavam pensando na gente. Uma feliz coincidência”, revelou.

A edição brasileira do Rock in Rio será nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, na Cidade do Rock, na Zona Oeste.

Fãs do A-ha tietam os integrantes da banda no Maracanã (Foto: Lívia Torres / G1)