08/21/14

Dinheiro bem gasto pode, sim, tornar a vida mais feliz, dizem os cientistas. E eles mostram como empregar bem seu capital para obter felicidade

Maurício Grego, de

Dreamstime

Pulando de alegria: alguns gastos trazem mais felicidade que outros

É melhor trocar seu carro por um novo ou investir o dinheiro numa viagem de férias? Perguntas como essa vêm sendo feitas há anos por psicólogos interessados em descobrir que tipo de gasto traz mais satisfação.

Pesquisas mostram que dinheiro bem gasto pode, sim, tornar a vida mais feliz. Mostram, também, quais tipos de investimento trazem o melhor retorno em felicidade. Veja quatro conselhos dos cientistas:

1 Compre experiências

Viver uma boa experiência traz muito mais felicidade do que possuir um objeto valorizado. É o que mostrou um estudopioneiro de Leaf van Boven e Tom Gilovich, publicado em 2003.

Os dois perguntaram a voluntários sobre gastos de mais de 100 dólares que tinham feito. Pediam que avaliassem se a compra os havia tornado mais felizes.

As respostas foram inequívocas. Gastos relacionados com experiências – como viajar, praticar um esporte ou assistir a um show – trouxeram muito mais satisfação que a simples compra de objetos.

Boven, Gilovich e M. Campbell observam, em outro estudo, que as pessoas gostam mais de falar (e de ouvir) sobre experiências do que sobre bens. Para muitas, discutir uma experiência proveitosa já traz sensação de felicidade. Discutir uma compra puramente material não tem o mesmo efeito.

“As experiências fazem as pessoas mais felizes porque elas permitem mais reinterpretações positivas; são mais significativas para a identidade de cada um; e contribuem de forma mais efetiva para as relações sociais”, resumem Boven e Gilovich.

Outra pesquisa, de Ryan Howell e Graham Hill, aponta que, em comparação com os bens materiais, as experiências estão menos sujeitas a comparações desfavoráveis que reduzem a satisfação pessoal.

Uma pessoa pode comprar um carro novinho e, no instante seguinte, descobrir que seu vizinho tem um veículo mais luxuoso e potente. Essa constatação tende a reduzir a satisfação obtida com a aquisição.

As experiências estão muito menos sujeitas a esse tipo de comparação. Se uma pessoa passa uma semana surfando na praia, ela dificilmente vai se sentir menos satisfeita ao descobrir que outras pessoas passaram a mesma semana num iate de luxo.

2 Compre objetos experienciais

Objetos que trazem experiências são ótimo investimento para quem quer obter retorno em felicidade.

Muitas experiências são efêmeras. Um show de rock dura, no máximo, algumas horas. Uma viagem de férias dura alguns dias ou semanas. Os chamados objetos experienciais podem levar a vivências mais duradouras.

Quem compra uma bicicleta vai, supõe-se, pedalar muitas vezes nela. Quem adquire uma prancha de surf ou um instrumento musical tem a oportunidade de viver experiências relacionadas com esses objetos pelo resto da vida.

Darwin Guevarra e Ryan Howell, autores de um estudo sobre o assunto, apontam que, pelo tipo de experiência que proporcionam, esses objetos trazem sensação de realização.

Quem percorre uma trilha na montanha de bicicleta, surfa uma grande onda ou aprende a tocar determinada música em seu instrumento sente que realizou algo. E tende a ficar mais feliz.

3 Compre tempo

Vale a pena pagar a alguém para fazer a limpeza da casa? Provavelmente sim, se você detesta limpar a casa ou prefere empregar seu tempo de forma mais prazerosa.

Também pode ser uma boa decisão mudar-se para um apartamento mais próximo de seu local de trabalho (mesmo que ele seja menor ou traga despesas maiores), de modo a perder menos tempo no trânsito. Nos dois casos, você estaria comprando tempo.

Elisabeth Dunn e Michael Norton discutem a questão no livro “Happy Money – The Science of Happier Spending” (“Dinheiro Feliz – A Ciência de Gastar e Ser Mais Feliz”, em tradução livre).

Eles observam que, ao comprar tempo, você cria oportunidades para experiências que podem torná-lo mais feliz. Se não tiver de fazer a limpeza, talvez você possa ir jogar futebol, assistir a um filme ou beber cerveja com os amigos.

4 Invista nos outros

Investir nos outros é outro conselho que Dunn e Norton dão em seu livro. “Novas pesquisas indicam que gastar dinheiro com outros dá um impulso maior à felicidade do que gastar dinheiro com si mesmo”, dizem eles.

Os bilionários Bill Gates e Warren Buffett devem saber disso. Gates trocou sua bem sucedida carreira de empresário pelo comando de uma fundação beneficente.

E Buffet já disse que vai doar 99% de sua fortuna para a filantropia, observam Dunn e Norton. Ao anunciar a decisão, Buffett declarou: “Eu não poderia estar mais feliz com essa decisão”.


Corey Griffin ajudou a popularizar o "#IceBucketChallenge", que consiste em ser molhado com um balde de água gelada e doar 100 dólares à ALS Association


Ross Kinnaird/AFP

Duas pessoas participam do desafio do balde de água gelada para apoiar a luta contra a esclerose lateral amiotrófica, em Nova Jersey


Nova York - Um dos pioneiros do desafio do balde de água gelada, idealizado para apoiar a luta contra a esclerose lateral amiotrófica, morreu ao tentar mergulhar em uma ilha a nordeste dosEstados Unidos, informou nesta quinta-feira a polícia local.

Corey Griffin, de 27 anos, ajudou a popularizar o "#IceBucketChallenge", que consiste em ser molhado com um balde de água gelada e doar 100 dólares à ALS Association --organização que luta contra esta doença-- e depois publicar um vídeo desafiando outros a fazerem o mesmo.

Griffin estava na pequena ilha de Nantucket, perto de Massachusetts (nordeste), arrecadando fundos para a associação. Às 02h00 (03h00 de Brasília) do sábado passado, ele mergulhou do topo de uma casa de dois andares em um cais, considerado um ponto muito popular para saltos.

Segundo a polícia, seu corpo boiou por algum tempo e afundou. Um salva-vidas mergulhou várias vezes até conseguir recuperar o corpo do jovem. Todos os esforços para reanimá-lo foram em vão.

O jovem tinha viajado para essa pequena ilha ao sul de Boston para arrecadar 100.000 dólares para a pesquisa da esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como Mal de Lou Gehrig.

Um amigo de Griffin que foi diagnosticado com a doença neurodegenerativa o inspirou a ajudá-lo em sua luta e criar o desafio da água gelada, que se propagou viralmente nas redes.

Nesta quinta-feira, a ALS Association indicou que, graças ao desafio, havia arrecadado 41,5 milhões de dólares em doações entre 29 de julho e 21 de agosto, contra 2,1 milhões no mesmo período do ano passado.

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steven Spielberg, Lady Gaga, Britney Spears, Justin Timberlake, James Franco, Ben Affleck, Lena Dunham, Oprah Winfrey, Robert Downey Jr, Jennifer Lopez, Demi Lovato, Bon Jovi, Shakira, Gerard Piqué, Neymar, Cristiano Ronaldo e Jim Parsons são algumas das celebridades que se submeteram com humor ao desafio.

A empresa promete entregar recentes lançamentos do cinema com 28 dias de antecedência em comparação a outros serviços similares, como o Netflix

Monica Campi, de

Reprodução

Video Unlimited: para utilizar o serviço o usuário precisa ter uma conta PSN

 A Sony anunciou hoje a estreia do serviço de streaming de filmes Video Unlimited no Brasil, com mais de 500 títulos que podem ser comprados ou alugados.

A empresa promete entregar recentes lançamentos do cinema com 28 dias de antecedência em comparação a outros serviços similares, como o Netflix.

Entre os destaques já estão disponíveis filmes como “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro”, “RoboCop”, “300: A Ascensão do Império”, “Uma Aventura Lego”, “Rio 2” e “O Hobbit: A Desolação de Smaug”.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa ter uma conta PSN, que pode ser criada gratuitamente.

O acesso por ser feito por meio da PlayStation Store nos consoles PS4 e PS3, e pelo aplicativo Video Unlimited nos televisores e aparelhos de Blu-ray da Sony.

Também é possível baixar e reproduzir os filmes pelo PlayStation Vita, PCs com Windows, smartphones e tablets da Sony por meio do aplicativo Sony Media Go.

Segundo a Sony, os conteúdos são atualizados semanalmente e os títulos são oferecidos tanto em padrão SD de 480 pixels, e HD de 720p e 1080p, dependendo da velocidade da rede.

Os preços para aluguel variam a partir de 9,90 reais (para novos lançamentos em HD) e 6,90 reais (para conteúdo da biblioteca SD).

Já para comprar e baixar os filmes os preços variam bastante de acordo com a escolha do catálogo e podem chegar a até 45 reais.

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget