Ariano Suassuna, de 87 anos, morreu nesta quarta-feira, 23. O escritor sofreu um AVC – acidente vascular cerebral – e foi internado em Recife na Noite desta segunda-feira, 21, para uma cirurgia, mas acabou não resistindo. O escritor paraibano escreveu entre outros sucessos “O auto da compadecida”.

Esta semana vem sendo triste para a literatura brasileira, com a perda também dos escritores João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves.

Logo após a confirmação da morte, artistas comentaram a perda nas redes socias. Confira:

Grazi Massafera: “‘Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver’#simplesmente #sabedoria.”

Otaviano Costa: “Eita…hoje vou ficá deitadinho, bem quietinho, pensando no sinhô. Durma em paz e olhe para o céu meu amor, pois hoje a noite estará linda. Descanse bem Suassuna, descanse em paz. Descanse”.

Sérginho Groisman: ”Ariano Suassuna . Paraibano-Recifense-Brasileiro que nos orgulha para sempre.Fica em paz.”

Carol Castro: ”O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso” #ArianoSuassuna #RIP #MaisUmGenioQueSeVai #FestaNoCeu”.

Fernanda Souza: ”Obrigada por sua arte! Por nos divertir, nos entreter e nos ensinar… Seu talento e sua história estão em nossa memória e coração! Muito obrigada!”

Tuca Andrada: ”O Mestre foi. Valeu Ariano! Você foi, é e e será muito importante na minha vida.

Otaviano Costa lamenta a morte de Ariano
Suassuna (Foto: Instagram / Reprodução)

Mayra Dias Gomes: ”Mais um gênio à caminho da festa. Outro grande amigo do meu pai. Amo Suassuna. #RipArianoSuassuna”

Stepan Nercessian: ”Suassuna, Ubaldo, Junqueira,Tintim, Meu Deus, é muita gente boa morrendo dessa vez”

Antônio Calloni: ”Mais uma vida que nasce para sempre. Boa noite, Ariano Suassuna…”

Ricardo Macchi: “Nossos queridos dramaturgos resolveram partir juntos ! Ariano Suassuna, grande Mestre ! Descanse em paz. Ele era o máximo ! Desfilava no Bloco Arriando Sua Sunga ! Ele era genial !”, diz ele sobre bloco carnavalesco que homenageia o escritor.

Suzana Alves: “Acabamos de perder o maior autor e poeta brasileiro…Ariano Suassuna, paraibano, defensor da cultura nordestina. Tive a alegria de protagonizar um texto seu em 2011 no teatro Sesi em São Paulo, ‘ Casamento Suspeitoso’. #voceestarasemprevivonomeucoracaoente”

Felipe Solari: “Suassuna me fazia rir muito !!! Acompanhei muitas palestras/papos com ele… Que figura doce e divertida… Perdemos Ubaldo e ele

Rafael Cortez: “Ivan Junqueira, João Ubaldo e agora o Suassuna. 3 gênios da literatura indo em 3 semanas. Vem livro bonito no céu…Mas por aqui, que lástima!”

Suassuna em clique feito por Bob Wolfeson

Bella Maia: ”Pedro Bial: “bella, qual o maior escritor da história de Pernambuco?” eu, sem titubear: – Ariano Suassuna (!!!) o paraibano mais pernambucano que conheço! gênio! só tenho lágrimas agora! obrigada por tudo! amo você!”

Bianca Bin: “Muita luz para a viagem desse grande”

Daniel Rocha: “Meu primeiro contato com uma de suas obras foi aos 14 anos quando era um estudante de teatro, foi quando fazendo o santo e a porca vi que queria ser ator para o resto da minha vida. E hoje se foi um mestre, um pensador e um dos maiores escritores do nosso país”

Samara Felippo: “RIP Ariano Suassuna, vai com Deus, descanse em paz mestre. Sua obra é eterna. Obrigado”

Bob Wolfeson: “Palmas para o genio Ariano Suassuna! Obrigada pelo seu talento, pela sua obra e sua dignidade! Que Deus ilumine seu caminho”