Decepção: Dois planetas semelhantes à Terra, simplesmente não existem e eram uma ilusão cósmica, afirmam astrônomos


Um dos principais candidatos para ser um planeta parecido com a Terra fora do nosso sistema solar não é real, mas sim uma farsa cósmica.

Essa afirmação vem de uma nova pesquisa de cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, a qual astrônomos descobriram que Gliese 581 g era apenas um truque de luz causado por rajadas magnéticas de uma estrela local.

Quando foi descoberto pela primeira vez em 2010, Gliese 581g animou os astrônomos por parecer com a Terra tanto em tamanho como em temperatura, e por estar a apenas 22 anos-luz do nosso planeta. Foi, acreditavam eles, o primeiro planeta com essas características descoberto fora do nosso sistema solar, na chamada Zona Habitável, ao redor da sua estrela: uma área não muito quente nem muito fria, perfeita para abrigar vida.

"Este resultado é interessante porque explica, pela primeira vez, todas as observações anteriores, que eram até um pouco conflitantes, sobre a intrigante estrela anã Gliese 581", disse o Dr. Robertson.

Para encontrar essa estrela anã, astrônomos da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, procuraram mudanças sutis na luz causadas pela gravidade de um planeta em órbita sobre a estrela. Eles pensaram, a partir dos dados analisados, que era possível ser um planeta com cerca de três vezes a massa da Terra.

A descoberta de planetas semelhantes à Terra chamou a imaginação do público e causou muitas dúvidas, pois alguns países não conseguiam encontrar vestígios de Gliese 581g, ainda que estivesse analisando os mesmos dados, porém, de lugares diferentes.

Agora, os astrônomos demonstraram que Gliese 581g não é realmente um planeta, assim como Gliese 581d, anunciado em 2009, que era o candidato menos hospitaleiro para a vida.

Outros exoplanetas já foram fonte de dúvidas anteriormente, principalmente o Alpha Centauri Bb, que era o planeta mais próximo do nosso e que se assemelhava mais com as características da Terra. Porém, alguns cientistas afirmaram que a descoberta era apenas um ruído nos dados.

Dr. Robertson disse que o desmascaramento de Gliese 581d e Gliese 581g destaca a necessidade de manter a cautela em meio ao recente aumento nas descobertas de exoplanetas.

Porém, parece que isso não é motivo para desânimo em fazer novas descobertas. Astrônomos afirmam que há um planeta “congelado”, semelhante à Terra, que está circulando com apenas um par de estrelas em sua órbita, e sua aparição pode melhorar as chances de encontrar vida alienígena. O novo planeta está localizado a 3.000 anos-luz de distância e possui duas vezes a massa da Terra.


Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / NASA

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget