Criador explica boato de Selton Mello em Game of Thrones

Felipe Venetiglio usou seus canais pessoais no Facebook e Twitter para começar a espalhar a história, até que ela começou a correr sozinha
Até grandes portais de notícia caíram na pegadinha

Talvez você tenha lido nos últimos dias a notícia de que o ator brasileiro Selton Mello faria parte do elenco de Game of Thrones. A notícia era falsa, como a INFO já havia explicado. Agora, o criador do boato veio a público explicar como provocou o efeito viral em torno de sua mentira.

Felipe Venetiglio usou o serviço Shrturl, que permite a alteração do conteúdo de uma página verdadeira, gerando uma réplica idêntica. Atento ao fato de que nem sempre as pessoas sabem o que compartilham, aproveitou-se do frenesi em torno da série da HBO, e cuidou para não plantar uma notícia absurda demais, ainda que extremamente suculenta: Selton Mello em Game of Thrones.

No texto Anatomia de um Hoax, ele dá detalhes do processo de viralização. Venetiglio usou seus canais pessoais no Facebook e Twitter para começar a espalhar a história, até que ela começou a correr sozinha:

"Fiz um post no Facebook pouco antes das 19h. Meus amigos comentaram. Um ou outro sacou que era pilha, e eu atento apaguei e avisei que eu que tinha feito e queria ver até onde ia. Eles entraram na onda e compartilharam, assim como outros amigos que caíram (mal, galera)."

Perfis populares, como o da Dilma Bolada, publicaram, e aí foi questão de tempo para que grandes portais de notícia caíssem na pegadinha.

Venetiglio dá algumas estatísticas do sucesso do boato:

"Mais de 145 000 acessos na página;
521 tweets com a url;
4.500 tweets com “Selton Mello” nas últimas 24 horas (usei o Topsy);
3717 compartilhamentos no Facebook;
13363 likes no Facebook;"

A lição é velha mas vale cada vez mais: cuidado para não acreditar em tudo que você lê na internet.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget