+MMS
Carregando Notícias Mundo MS...

Busca MS

Morre primeira americana a ir para o espaço



À direita, Sally em foto de junho de 1983, na missão espacial STS-7 no ônibus espacial Challenger da Nasa
À direita, Sally em foto de junho de 1983, na missão espacial STS-7 no ônibus espacial Challenger da Nasa

A astronauta Sally Ride, a primeira mulher americana a ir para o espaço, morreu nesta segunda-feira (23). Há 29 anos, em junho de 1983, ela integrou a missão espacial STS-7 no ônibus espacial Challenger da Nasa. Sally morreu após 16 meses de luta contra um câncer pancreático, aos 61 anos.

"Sally quebrou barreiras com graça e profissionalismo - e, literalmente, mudou a face do programa espacial americano", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden. "A nação perdeu um dos seus melhores líderes, professores e exploradores. Nossos pensamentos e orações estão com a família de Sally e os muitos que ela inspirou. Ela fará falta, mas sua estrela sempre vai brilhar intensamente."

"Sally era um modelo pessoal e profissional para mim e milhares de mulheres ao redor do mundo", disse a vice-administradora da Nasa, Lori Garver. "Seu espírito e determinação continuará a ser uma inspiração para as mulheres em toda parte."

Sally fez duas viagens espaciais, ambas a bordo do Challenger, em 1983 e 1984. Ela ingressou na Nasa na turma de 1978, a primeira a incluir mulheres. Ela e outras cinco mulheres, junto com 29 homens, foram selecionados entre 8.000 candidatos. Foram cinco anos de treinamento antes de ir para a missão de seis dias que instalou dois satélites de comunicações e realizou uma série de experimentos científicos.

Em 1986, Sally iria a uma nova missão, mas integrou o comitê de investigação sobre o acidente do Challenger. Um ano mais tarde, ela deixaria a Nasa para ensinar física na Universidade da Califórnia, em San Diego. Em 2001, ela criou seu próprio instituto para estimular garotas a seguir carreira em ciência, matemática e tecnologia.

As primeiras mulheres a irem para o espaço foram as cosmonautas russas Valentina Tereshkova, em 1963, e Svetlana Savitskaya, em 1982.

Não saia do nosso Mundo🌎Veja +... 😉

Anúncio

Matéria Em Destaque:*****************************************************************************

Esta cidade da Islândia pintou passos de zebra em 3D para que os carros diminuíssem sua velocidade

Na pequena cidade piscatória de Ísafjörður, na Islândia, um avanço na segurança rodoviária acabou de aparecer: pintaram os passos da zebra ...

Mundo MS No You Tube:***************************************************************************

CONFIRA NOSSAS PLAYLISTS ;)



VIDEOS CLIPES LEGENDADOS




BOM HUMOR :)




PANORAMA ECO

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica. *****************************

Navegue por Categorias **************************************************************************