Menino haitiano que vive em abrigo no Brasil esqueceu a língua materna


CRISTINA MORENO DE CASTRO



Obrigado a viver longe da família, o garoto haitiano encontrado na estação Corinthians-Itaquera do Metrô em dezembro de 2009 já se "abrasileirou". Ele esqueceu o creole --uma das duas línguas oficiais do Haiti-- fala português fluente, cursa o terceiro ano numa escola pública de São Paulo, torce pelo Corinthians e pratica capoeira.
O governo do Haiti decidiu conceder um passaporte ao garoto, hoje com 13 anos, que assim poderá deixar o abrigo onde vive em São Paulo e se juntar à família na Guiana Francesa, departamento ultramarino da França.
Ele vive em um abrigo com outras 20 crianças e fez três amigos "inseparáveis", segundo o coordenador da casa, André Penalva, 35.

Reprodução/TV Globo
Menino haitiano, que está emabrigo de SP, aguarda passaporte para reencontrar amãe
Menino haitiano, que está emabrigo de SP, aguarda passaporte para reencontrar amãe

Em entrevista à Folha, Penalva disse que o garoto terá dificuldade de se adaptar à nova realidade, quando finalmente puder se reunir à família na Guiana Francesa. Leia a seguir:
Ele está no seu abrigo desde 2009?
Desde 2009.
Ele já está adaptado à rotina do Brasil?
Ele está muito bem adaptado aqui. Até abrasileirado, porque pegou muitos dos costumes do nosso país, inclusive ele não lembra a língua nativa dele. Adotou mesmo a nossa língua, nossa cultura --só não samba, mas gosta de futebol, pratica capoeira, street dance...
Ele está em qual série da escola?
Terceiro ano, porque ele teve que começar do início, ser alfabetizado. A gente não sabia o nível de escolaridade dele, então o melhor foi que ele começasse do zero. E está muito bem na escola, nunca tive nenhum tipo de problema ou reclamação dele na escola. Ele é tímido com pessoas que ele não conhece. Mas com quem ele tem vínculo, é um menino muito alegre, brincalhão, extrovertido.
Ele tem uma escolta especial?
Tem que acompanhar ele em todos os lugares, mas não grudado com ele. Tem uma certeza liberdade. Ele até tem amizade com as pessoas que fazem a segurança dele. Eles são também como se fossem educadores dele, acabam auxiliando.
Ele fica muito tempo no abrigo, qual é sua rotina?
O abrigo é uma casa como outra casa qualquer. Tentamos fazer com que a criança se sinta dentro de uma família. Aqui tem quadras, tem parque, tem diversos tipos de atividade, é uma casa muito bem equipada, com TV, som, DVD, videogame. A rotina é de uma criança normal, mas mais acompanhada por diversos educadores. A capacidade máxima do abrigo é de 22 crianças.
E ele tem um grupo de amigos mais próximos?
Ele três melhores amigos, que não se desgrudam. Tem um que é como se fosse irmão. Futebol, videogame, é doente por pipa. Mas ele tem muito boa amizade com todos.
Como vocês avaliam que vai ser a adaptação na Guiana e longe dos amigos do abrigo?
Tenho certeza absoluta que ele vai ter uma dificuldade muito grande. A preferência dele é que a mãe pudesse vir para o Brasil. Porém, ao mesmo tempo, ele não quer ficar longe da mãe. Ele sabe que vai ter que se adaptar, porém vai estar junto coma família, que é insubstituível. Por mais que ele tenha essa dificuldade, é o que ele quer: estar junto com a família. Se pudesse estar todos no Brasil seria melhor, mas ele sabe que isso não é possível. Mais uma vez ele vai ter que se adaptar à região, à cultura, costumes, comida etc, e a falta dos amigos. Mas ele já sabe que a gente vai entrar em contato pelo MSN, webcam, a gente já combinou tudinho?
O que combinaram?
Quando ele fosse realmente estar junto coma família dele, que nós iriamos nos comunicar por videoconferência, falar com os amiguinhos sempre que ele quisesse. A comunicação a gente tem condições de ter sempre. Vai depender mais dele lá do que nós aqui.
Como é a conversa dele com a mãe por skype?
Essas videconferências são boas, porque é um fortalecimento de vínculo. Um contato com a mãe. Já ajuda numa adaptação. A mãe se preocupa se ele está bem de saúde, se está indo bem na escola, se está sentindo saudade. Ela aparentemente é muito carinhosa, declara o amor dela por ele, muitas vezes chora. Eu vejo que ele se emociona. A gente sabe que o desejo maior dele é estar com a família. Essas videoconferências acabam sendo uma estratégia de aproximação, é a única possibilidade de contato com a mãe e os irmãos.
Quanto tempo costumam durar as conversas?
Nunca foi menos de 40 minutos. Dura muito mais que isso, uma hora, 1h30.
Ele tem contato com os irmãos?
Ele tem cinco irmãos na Guiana e um no Haiti, de 15 ou 16 anos Ð que é o que ele ama de paixão. A gente não consegue ter contato com ele, devido a todas as dificuldades lá no Haiti. Ele gostaria que esse irmão viesse pra Guiana; nós também sentimos muito a questão de esse irmão ter ficado lá e não poder ficar junto da mãe também. Ele adora esse irmão, é o herói.
Como é a expectativa dele, depois de tanta espera?
Ele está meio estagnado. Houve época de achar que no dia das mães ele ia estar lá. Ele até confeccionou um cartãozinho pra entregar pra mãe, que tem guardado até hoje. Quando soube que não ia voltar pra mãe, ficou muito triste, chorou. Depois pensou que isso ia ocorrer no natal e também não aconteceu. Ele está mais se protegendo pra que não tenha uma nova decepção. Eu cheguei a tomar as vacinas, arrumar minha mala, porque era certo que nós íamos levar o menino, tirei o passaporte. Nós estávamos prontos porque na próxima semana a gente ia embarcar pra levar o menino. E aí veio aquele balde d'água. Pra nós foi chocante, imagina pra ele, que é criança. Ele teve épocas de tristeza, de não conseguir socializar com as crianças, de estar depressivo, pelo fato de alguém ter feito uma promessa e ele criar uma expectativa grande e não ter sido cumprida.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget