Desenhista do Pato Donald para Europa morre aos 77 anos


O desenhista chileno Víctor Arriagada Ríos, que desde os anos 70 ilustrava para o mercado europeu os quadrinhos do Pato Donald, morreu nesta terça-feira em Santiago, aos 77 anos, de leucemia, informou nesta quarta-feira sua família.
"Vicar", como assinava seus trabalhos, nasceu em Santiago em 1934 e nunca parou de desenhar apesar das dores causadas pela doença, revelaram familiares.
Nos anos 60, Arriagada radicou-se em Barcelona, mudança que permitiu trabalhar para importantes revistas espanholas de humor até ser contratado para desenhar o Pato Donald para o mercado alemão e escandinavo, o que fez até a morte.
Michael Urban - 3.jun.04/France Presse
Víctor Arriagada Ríos, desenhista do Pato Donald para a Europa, posa para foto em 2004
Víctor Arriagada Ríos, desenhista do Pato Donald para a Europa, posa para foto em 2004
Ele trabalhou por mais de 35 anos para a Disney e até o próprio Carl Barks, criador do personagem, o destacou como o melhor desenhista do Pato Donald.
Em 2007 ele foi convidado a participar de uma homenagem mundial a Albert Uderzo, desenhista francês famoso por ter criado, em parceria com René Goscinny, o personagem Asterix. O encontro colocou Pato Donald no mundo de Asterix.
"Sem dúvida, ele foi o que melhor desenhou o pato (Donald), eu o ajudei por algum tempo, mas não consegui porque era muito complexo, muito acadêmico", comentou a imprensa local o também desenhista chileno Hernán Vidal (Hervi).
No Chile, ele ficou conhecido como colaborador das extintas revistas "Mampato" e "El Pingúino" e autor de "El Huaso Ramón", um popular personagem que criou durante sua estadia na Espanha.
Na semana passada, ele jantou com amigos, entre eles o também desenhista Carlos González (Charles). No dia seguinte, o filho de Arriagada contou a Charles "que estava perdendo as esperanças" e depois o próprio Vicar pediu "que rezasse" por ele.
"Vicar combinava o desenho e o humor de forma muito talentosa", comentou outro de seus amigos, o desenhista Percy Eaglehurst (Percy).
No ano passado, a Corporação Cultural de Las Condes de Santiago montou uma exposição percorrendo sua trajetória.
"A mostra foi como uma injeção de vida para Vicar. Ele continuou desenhando até o fim, sempre lúcido. Mas já não resistia às dores. Estamos tristes, mas sabemos que está descansando", assinalou seu irmão, Fernando Arriagada.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget